Das vinhas ao vinho, uma retrospetiva da vindima de 2023

31 Jan 2024 / Viticultura

O primeiro vinho Aveleda, criado na Quinta da Aveleda, no seio da região dos Vinhos Verdes, nasceu  da paixão de uma família e de uma atenção constante ao detalhe.

Desde 1870, repete-se, em cada ano, o ciclo da vinha e o lançamento de novas colheitas como sucederá, em breve, com as de 2023.

Vindima de 2023

As condições meteorológicas do ano vitícola 2022/2023 foram marcadas por uma abundância de chuva e registo de temperaturas baixas durante o inverno. A primavera continuou chuvosa, afetando o início do ciclo vitícola. Quente e seco, o verão mostrou-se favorável à maturação das uvas. A vindima, ao cuidado da equipa de Viticultura e com início a 16 de agosto, terminou em meados de setembro. Desafiadora e de boa qualidade, esta vindima esteve na génese de vinhos aromáticos, longos e com uma acidez refrescante.  

Descubra o perfil dos vinhos da colheita de 2023 que estarão disponíveis nos próximos meses:

Produzido a partir de castas autóctones da região dos Vinhos Verdes, que incluem Loureiro, Arinto, Fernão Pires e Trajadura, o Aveleda Fonte Branco é a expressão mais típica desta região demarcada. Extremamente elegante, apresenta um bouquet fresco e delicado, marcado por notas de maçã verde e lima. Crocante e com uma mineralidade penetrante, este vinho marca pela sua frescura e notas cítricas. Harmoniza bem com aperitivos como bolinhos de bacalhau, e empadas ou pratos como caril de frango, peixes brancos ou legumes grelhados. Descubra aqui a nossa sugestão.

O Aveleda Fonte Rosé é um vinho verde rosado com a tipicidade característica da região dos Vinhos Verdes, feito a partir das castas Touriga Nacional, Espadeiro e Azal Tinto. De cor rosa-pálido, ao estilo provençal, este vinho é leve e frutado com um aroma delicado de frutos vermelhos e flores. De textura aveludada e mineralidade penetrante, é um vinho extremamente gastronómico, perfeito para harmonizar com pratos asiáticos, risoto de cogumelos ou cheesecake de morango. 

Um incomparável monocasta com uvas Alvarinho, provenientes da região dos Vinhos Verdes, conferindo uma personalidade única à casta rainha dos vinhos brancos portugueses. De aspeto límpido e cor amarelo limão pálido, o Aveleda Alvarinho apresenta aromas delicados de maracujá, toranja e flor de laranjeira. É um vinho branco muito equilibrado, surpreendentemente estruturado e aveludado, com deliciosas notas de casca de laranja, ananás e flor de lima. Este vinho apresenta uma boa acidez e profundidade de boca. Acompanha bem pratos mais estruturados de aves ou com molhos mais espessos e peixes gordos, como salmão ou atum.

Este vinho, o blend mais icónico da Quinta da Aveleda, nasceu da paixão da família Guedes. Produzido com as castas rainhas da Região dos Vinhos Verdes, Loureiro e Alvarinho, apresenta uma cor amarelo limão com laivos esverdeados, e um aroma intenso onde as notas citrinas e minerais do Alvarinho se conjugam na perfeição com as nuances florais do Loureiro. Em boca, é um vinho fresco e aveludado, que seduz pela sua elegância e personalidade. É um vinho que harmoniza muito bem com peixes gordos como atum e salmão, sushi e cozinha italiana.

Produzido a partir da casta Loureiro, a mais expressiva da região dos Vinhos Verdes, este vinho é o resultado de um modelo de viticultura único que permite uma maior concentração de aromas e açúcares nas uvas. De cor verde citrina, o Aveleda Loureiro revela todo o seu esplendor aromático através de notas florais e cítricas. Em boca, é um vinho elegante e harmonioso, que revela uma extraordinária frescura e sabor com notas de limão, pêssego e tílias, típicas desta casta, que se fundem num final crocante e marcante. Harmoniza bem com pratos condimentados, marisco ou saladas e vegetais frescos.

 

Desfrute de momentos únicos com os vinhos Aveleda e partilhe a sua experiência nas redes sociais da marca @aveledawines.


 

Publicado por Aveleda