6 espécies de árvores a descobrir nos jardins da Quinta da Aveleda

12 Oct 2023 / Sustentabilidade

Nasce, no séc. XIX na Europa, um verdadeiro entusiasmo por jardins, plantas e horticultura. A botânica é então impulsionada por muitos naturalistas com a introdução de novas espécies, até então desconhecidas neste continente. Foi neste período que Manoel Pedro Guedes, fundador da Aveleda, criou os jardins da Quinta da Aveleda numa perfeita simbiose entre o estilo romântico inglês e o desenho ordenado francês.

Grande parte das árvores, que hoje constituem a base destes jardins, foi adquirida por Manoel Pedro Guedes aos grandes viveiristas da época na cidade do Porto, como o Horto das Virtudes.  

É neste cenário que Luis Rodrigues desenvolve a sua atividade na Quinta da Aveleda. Cuidador de jardins seria a melhor forma de descrever a profissão que o Sr. Luis exerce diariamente, com a restante equipa, sem nunca se cansar de admirar apaixonadamente a beleza do quadro natural circundante, cujas tonalidades variam em cada estação do ano.

Descubra algumas das espécies de árvores existentes neste espaço que muitos apelidam de jardim encantado.

1 - Carvalho-Alvarinho (Quercus robur) – Trata-se da árvore dominante dos antigos bosques desta região do país. Nos jardins da Quinta da Aveleda existe um grande número de exemplares desta espécie, sendo o mais notável deles o que se encontra junto ao relvado da N. S. da Vandoma.

2 - Sequoia-sempre-verde (Sequoia sempervirens) – Espécie emblemática das montanhas rochosas nos E.U.A, é possível encontrá-las na Aveleda. Sabia que é desta espécie a árvore mais alta do mundo, chamada Hyperion com 116,07 metros de altura?

3 - Tulipeiro-da-Virgínia ou Árvore do ponto – (Liriodendrun tulipífera) – O maior exemplar existente na Aveleda encontra-se próximo da eira. Esta espécie, da costa leste dos E.U.A, produz, em maio/junho, grandes flores semelhantes a tulipas, o que está na génese do seu nome de Tulipeiro. Sabia que em Coimbra esta árvore é conhecida por Árvore do Ponto por florir na época dos exames?

4 - Pinheiro-manso – (Pinus pinea) – Existente em toda a região mediterrânica e muito utilizada no passado na construção naval, é possível encontrar um exemplar desta espécie, com cerca de 35 metros de altura, próximo ao largo grande existente no coração dos jardins da quinta.

5 - Sakura - (Prunus serrulata, Prunus speciosa, etc) – Cerejeiras ornamentais japonesas que, no início da primavera, enchem de cor os jardins da Aveleda com flores de vários tons onde o branco, o rosa e o vermelho nos levam a viajar.

6 - Eucalipto-da-Tasmânia – (Eucaliptus globulus) – Espécie originária do sul da Austrália e da Tasmânia com um crescimento muito rápido. Com mais de 200 anos, o exemplar existente na Aveleda destaca-se com cerca de 65 metros, elevando a nossa imaginação até ao infinito.

Os jardins da Aveleda podem ser visitados todo o ano e não deixarão de o surpreender.

Publicado por Aveleda