Há quem diga que o outono é uma época de vinhos tintos, mas esta tendência tem-se vindo a desvanecer à medida que começaram a aparecer vinhos brancos com estrutura, corpo e sucrosidade que acompanham na perfeição os pratos desta estação. Se é mais apreciador de vinhos brancos, saiba como harmonizá-los com sugestões a pensar nos dias mais frios que já se fazem sentir:
Se procura um vinho com estrutura, aliada a notas mais cítricas, características desta casta, além de alguma vivacidade, este é o vinho para si. Ideal para acompanhar pratos de peixe ou legumes assados, como abóbora e curgete.
Um Alvarinho diferente uma vez que as videiras de onde são colhidas as suas uvas são plantadas em solos de xisto, na génese de um vinho com um perfil intenso no palato e um final de boca persistente. Sublime a acompanhar batatas gratinadas com queijo e presunto fumado ou bacalhau assado.
Um vinho branco diferente da casta Loureiro, muito aromático e com alguma cremosidade decorrente do seu envelhecimento em garrafa. Perfeito para pratos não muito condimentados, como arroz de polvo ou polvo assado com legumes.
Se a sua preferência recai sobre a estrutura e o corpo de um vinho, o Aveleda Parcela do Roseiral é a opção indicada. A fermentação e estágio, em barricas de carvalho francês, de parte do lote, conferem ao vinho corpo e concentração. Harmoniza muito bem pratos mais elaborados e até carnes mais suculentas como porco ou vitela assados com legumes no próprio molho ou fondue de queijo.
O vinho mais especial desta seleção, composto por um blend de Alvarinho e Loureiro e estágio parcial em barricas de carvalho francês novas e usadas que conferem a este vinho um perfil sui generis. Cremoso e suculento, com notas variadas florais e de frutas tropicais, a sua complexidade poderá ser apreciada com pratos como risotos, ravioli de abóbora ou receitas orientais apimentadas e condimentadas.
Com mais de 150 anos de
história, descubra estes premiados 5 vinhos brancos Aveleda, e partilhe experiências únicas neste outono.